quarta-feira, 6 de março de 2013

A divina coragem de uma menina


MALALA YOUSAFZAI, UMA ADOLESCENTE PAQUISTANESA NA LISTA DOS POSSÍVEIS GANHADORES DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ

Saudações templárias,

A paquistanesa Malala Yousafzai, 15 anos, foi indicada por nada menos que 60.000 pessoas para receber o prêmio mais importante do Nobel. Sua história já trás o diferencial que a faz ser um referencial para todos os jovens do Mundo. Ela nasceu em Mingora, Swat, Jaiber Pastunjuá, Paquistão e seu pai é Ziauddin Yousafzai, tendo  dois irmãos. Fala pachto e inglês e é conhecida por seu ativismo em favor dos direitos civis, e pelos direitos das mulheres do vale do rio Swat, onde o Taliban proibiu a frequência escolar de meninas.

Aos 13 anos, Yousafzai alcançou notoriedade ao escrever um blog para a BBC sob o nome de Gul Makai, explicando sua vida sob o regime doTehrik-i-Taliban Pakistan (TTP) e as tentativas de recuperar o controle do vale após a ocupação militar que obrigou-os a ir para as áreas rurais. O Taliban forçou o fechamento de escolas particulares e proibiu a educação de meninas entre 2003 e 2009. (BBC)

Em 9 de outubro de 2012 foi atacada por um miliciano do TTP em Mingora: foi baleada no crânio, e teve que ser operada por conta disso. O ataque foi condenado pela Comunidade Internacional e após ser tratada num hospital britânico, em 4 de janeiro de 2013 recebeu alta.

Além dela, também concorre o soldado norte-americano Bradley Manning, que fornecia documentos secretos para o site dedicado ao vazamento de informações sigilosas WikiLeaks.

Non nobis, Domine, non nobinis sed nomini Tuo da gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário