sexta-feira, 8 de março de 2013

Prefeito de Fortaleza quer ser o dono da PM



POR QUE O PREFEITO QUER A POLÍCIA MILITAR NA SUA SEGURANÇA?
QUEM GANHARÁ COM ISSO?

Caros amigos (as),

Uma discussão está tomando de conta da Câmara Municipal de Fortaleza e pondo lados opostos já numa disputa polêmica que poderá gerar futuras consequências para a população fortalezense e na política local.

O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Enviou para o Legislativo Municipal  um Projeto de Lei Complementar Nº 08/2013 que traz no Inciso II um texto intrigante. Submeter a segurança do Prefeito e Vice-Prefeito a Policia Militar.
Mas não era a Guarda municipal que sempre fez a segurança do chefe do executivo municipal?

Sempre fez e fazia bem, pois a Ex-Prefeita, Luizianne Lins utilizou-se dessa segurança abusivamente colocando-a até na casa de sua mãe, que ocultamente, diga-se de passagem, exercia o cargo de secretária Executiva Parlamentar na Câmara Municipal. Parece-me que outros interesses estão por trás dessa decisão.

Ora, se sempre foi a Guarda Municipal então qual mesmo o motivo do Prefeito de Fortaleza ter sua guarda pessoal vinda da Polícia Militar?

Uma dos motivos que desconfio seria dar funções gratificadas a todos os oficiais da PM que apoiaram Roberto Cláudio nas eleições. Muitos fizeram até mesmo boca de urna, sendo pegos em flagrante. Caso do Major De Paula, que mostrei fotos aqui no facebook. Algumas prefeituras do Interior, aliados do Governador, já estão recebendo oficiais da Casa Militar para trabalharem na administração. Aqui mesmo em Fortaleza temos o Major Plauto, que assumiu a direção da Guarda Municipal. Assim, todos os oficiais que, criminosamente (utilização de boca de urna), apoiaram Roberto Claudio vão receber algum tipo de benefício da Prefeitura e do Governo do Estado.

Se o Projeto passar serão cerca de 40 homens na proteção do Prefeito e seu Vice. E ainda mais, cedo ou tarde, o Secretário de Segurança Municipal irá querer também. Outros também irão pedir, pois é assim que funciona a máfia das gratificações, sempre favorecendo o oficialato da PM.

Mas e a Guarda Municipal? Muitas promessas estão sendo feitas a esses profissionais, mas o que eu estou vendo é a introdução dos mesmos vícios que vemos na Polícia Militar aparecerem na Instituição. Guardas Municipais sem treinamento, e sem equipamentos apropriados, estão sendo usados para realizar o serviço de remoção das famílias invasoras. Viaturas estão ficando paradas em ‘pontos estratégicos’ por conta que o Secretário de Segurança pública Municipal, Francisco Veras, faz caminhadas pelo local. Fato que também se repete com o Diretor da Guarda Municipal, Major Plauto.

Haverá uma espécie de militarização da Guarda Municipal, o que é de extremo perigo para a população fortalezense, pois já temos como exemplo o mau funcionamento de uma Instituição, com função fundamentalmente civil, sendo militar (as PPMM do Brasil).

Ainda há muito que sabermos sobre os reais propósitos dos donos do Poder. A ganância do Governador do Estado em manter todas as prefeituras, eleitas com seu apoio, sob o seu controle também pode ser considerado nesse jogo sujo de troca de segurança do prefeito e envio de oficiais da PM para as Administrações desses municípios. Prova que ninguém foge das mãos de seu coronelato.

Mas enquanto o Prefeito quer tirar policiais das ruas com o fim de protegê-lo, Fortaleza registrou 54 homicídios a mais que a cidade de São paulo somente no mês de janeiro e já é considerada a 13ª cidade mais perigosa do Mundo.

Para o prefeito de Fortaleza é melhor procurar primeiro sua proteção. O povo que se vire!

Um comentário:

  1. e a pura verdade.depois que o major plauto assumiu a diretoria da guarda municipal nunca antes na historia dessa cidade se viu tanta viatura proximo ao lago jacarey onde faz sua caminhada. Uma verdadeira segurança privada com dinheiro publico

    ResponderExcluir