domingo, 8 de junho de 2014

AMEAÇA: Secretário diz que não serão tolerados "atos de guerrilha" em manifestações na Copa


"A sociedade não aceita mais uma passeata se transformar em ato de guerrilha. O cidadão não aceita mais ver seu carro depredado, sua loja destruída. Vamos agir dentro da legalidade, mas não vamos tolerar atos de violência. As manifestações que descambem para agressões e depredações serão combatidas dentro da lei"
 
A advertência foi feita, na manhã de ontem, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, delegado federal Servilho de Paiva, durante coletiva de Imprensa na sede da SSPDS, quando foi apresentado o plano de segurança para a Copa do Mundo Fifa 2014. No geral, cerca de 10 mil homens, entre as forças locais e federais, estarão apostos para garantir a realização dos jogos na Arena Castelão e os demais eventos relativos ao Mundial.
O contingente estadual será formado por 7.007 profissionais das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense (Pefoce). A este efetivo, estarão agregados 350 agentes, delegados e peritos da Polícia Federal (PF), agentes da Interpol, da Guarda Municipal de Fortaleza, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já as Forças Armadas disponibilizaram cerca de 3.000 militares.

Segundo Paiva, até a próxima segunda-feira as Forças Armadas terão em mãos um plano para que seu contingente seja utilizado no reforço da segurança em Fortaleza. De antemão, serão reforçados os locais de maior concentração de torcedores e turistas, como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, o entorno da Arena Castelão, Porto do Mucuripe, Porto do Pecém, a zona hoteleira da Beira-Mar, Centro de Fortaleza, Praia do Futuro, além do Aterro da Praia de Iracema, onde será realizada a FanFest.

Na Avenida Beira-Mar, já está instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), que é uma Plataforma de Observação Elevada (POE), dotado de um conjunto de câmeras que permitem captar imagens a 3 mil metros, com alta resolução, mesmo à noite. O videomonitoramento vai auxiliar a ação das tropas na área da Fanfest.

Com relação às manifestações, a Secretaria da Segurança já havia informado que a tropa da PM cearense está preparada para enfrentar eventuais distúrbios de rua. Os batalhões de Polícia de Choque (BPChoque), de Policiamento de Eventos (BPE), de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e o Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), além do Pelotão de Motopatrulhamento passaram por intensos treinamentos para enfrentar as manifestações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário