quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Brasil contra Renan Calheiros


BRASIL CONTRA RENAN CALHEIROS: SERÁ UM BRADO RETUMBANTE CONTRA A CORRUPÇÃO OU UM TÍMIDO PEDIDO DE SOCORRO  SOCORRO?

Nos últimos dias, em especial no domingo (24), vimos se formar no Brasil uma corrente de resistência contra a vergonhosa eleição pelo Senado do Brasil de Renan Calheiros (PMDB). Tal escolha está levando a população a se comportar de maneira que há muito tempo não víamos, e espero que seja permanente. O que ocorre é que a República e seus ideais democráticos estão sendo abalados por uma onda de impunidade que começa pelos que estão no Poder do País. ‘Mensalões’, desvios de verbas públicas, projetos de leis que favorecem a empresários (muitos ligados a financiamentos de campanhas eleitorais), alienação, e outras anomalias típicas de ditaturas e de países que precisam de uma reforma cultural com o fim de pôr os verdadeiros donos do poder, o Povo, com o controle da situação. 


Na República do Brasil impera hoje uma crise ideológica nos partidos políticos que tem colocado a democracia em xeque. O situacionismo é a palavra que impera (ser oposição não ganha dinheiro - é isso que se escuta nos bastidores). Não existem mais Partidos de Esquerda nem de Direita, mas conveniência. Cada político no Brasil se comporta da maneira como o contexto convém que atue, de modo que não prejudique seus benefícios gerados pelos acordos ocultos com quem está no topo do Poder. Daí, quando, raramente, se descobrem algum tipo de crime contra a democracia e o povo brasileiro (corrupção) tem-se a necessidade de esconder, ou amenizar, a divulgação e a condenação dos envolvidos. Surge daí um processo de discurso que se utiliza perante a base dos alienados,  fieis aos falsos ideais pregados por quem exerce o Poder de que devem defender a pureza do Partido (decorre daí as manifestações de juventudes partidárias sempre prontas para serem usadas como massa de manobra, ou de fiéis alienados que são presos por favores dos donos dos Partidos, ou os que estão em empregos terceirizados com indicação política). Mas dessa vez parece ser diferente. Pessoas comuns se juntaram em todas as partes do Brasil, e em algumas partes do Mundo, para pedirem para que um político corrupto saia do Pode, Renan Calheiros. 



Para entender melhor o porquê dessa indignação vamos lembrar o que esse homem fez contra o Brasil e o Povo brasileiro. Renan Calheiros, atual Presidente do Senado, desviou dinheiro público de 2004 a 2006 para pagar pensão - R$16,5 mil por mês- a sua amante Monica veloso com quem tem uma filha e depois usou de documentos falsos e falsidade ideológica para explicar de onde veio o dinheiro. Pouco tempo depois, em setembro 2007, Renan Calheiros, que era Presidente do Senado e renunciou ao cargo, conseguiu evitar a perda do mandato porque o relatório que pedia sua cassação foi recusado pela maioria dos parlamentares. Na ocasião, houve 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e seis abstenções. Se houvesse 41 votos pela cassação, Renan perderia o mandato.

O Incrível é que o Sistema se esforça em maquiar o mau caráter que impõe pra governar o Povo. Na mesma semana que foi apresentado um documento com cerca  1,6 milhão de assinaturas que pedia para retirar o corrupto Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado,  o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, numa solenidade grandiosa, concedeu ao parlamentar  a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, “pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral”. O Grão Colar, “o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente”. Também recebeu É pra rir é?


Mas uma pergunta fica pendente: será que o povo se acomodará de novo? Será que ficará só nessas poucas, e ainda tímidas, manifestações? Ou será que finalmente o povo heroico despertou e assumirá o papel que lhe é devido, a tomada do Poder?

Enquanto essas perguntas não têm uma resposta definida, as ruas, gastas pelos pneus emborrachados dos veículos que nelas circulam, aguardam serem molhadas pelos suores da resistência, amaciadas pelos solados dos calçados dos querem se manter em marcha e tremer com o brado retumbante de um povo que vem sendo enganado pelos que se acham donos da República e se esforçam e alienar a Nação pregando uma ditadura disfarçada de democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário