sábado, 27 de dezembro de 2014

Delegado Federal assumirá pasta da Segurança

O delegado da Polícia Federal, Delci Teixeira, de 62 anos, foi confirmado como o novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Teixeira atualmente é integrante da Comissão de Ética do Ministério da Justiça.

Natural do Rio Grande do Sul, o delegado foi superintendente da Polícia Federal em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná.

Servilho Paiva assumiu a SSPDS desde 2013, no governo Cid Gomes. Ele tinha o desafio de reduzir os índices de homicídios no Estado.

O anúncio de todo o secretariado do governo de Camilo Santana irá acontecer nesta segunda-feira (29), às 16h, no Palácio da Abolição. (Cnews)

Polêmica

Em 2008, a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, sob o comando de Dalci Teixeira, se envolveu em uma polêmica com o ex-governador Anthony Garotinho. O político carioca teve a residência invadida por policiais federais que investigavam a associação de Garotinho com policiais corruptos.

“Atendendo a ‘ordens superiores’ e mesmo sem haver nenhuma prova contra mim, tive minha casa revistada durante 5 horas por agentes da Polícia Federal, que até nas peças íntimas de minhas filhas e de minha esposa queriam encontrar alguma prova que pudesse me incriminar. Não sei de onde partiram as tais ‘ordens superiores’ para transformar a Polícia Federal em polícia política, que persegue quem é adversário do PT”, desabafou Garotinho na época. (Blog do Eliomar)


Lembro-me que o tivemos um secretário de segurança também indicado por Brasília, e também delegado de Polícia Federal, Roberto Monteiro (Gravatinha), que teve uma atuação, a meu ver, positiva em alguns aspectos. Por exemplo, sua independência relativa liberdade de atuação o levou a tomar algumas decisões que foram polemizadas tanto pela Imprensa local como por alguns setores da sociedade. Um exemplo, foi a proibição de exibir a imagem de presos nas redes de comunicação. Ele dizia que a Polícia Civil tem policiais 'muito, mas muito mal preparados'. Ainda disse sobre os delegados: “Os nossos homens de polícia, os nossos delegados, quase que na totalidade não apresentam (à Justiça) um produto de boa qualidade”. O mesmo ainda criticava a atuação do próprio governo dizendo: “É preciso esclarecer que a Polícia Civil está sucateada. O Estado não está dando as condições necessárias para que se faça um bom trabalho” Fico aqui pensando se esse delegado terá esse mesmo posicionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário