quinta-feira, 30 de maio de 2013

Juiz de Direito no Ceará chama a atenção da sociedade para a luta por dignidade dos policiais militares do Estado


A declaração foi feita em sua página pessoal no facebook e deixou os militares com ânimo para continuarem a luta por respeito e dignidade! Parabéns ao Juiz, pois sua coragem é inigualável!
Espera-se que outros o sigam! Veja o texto:

"O PROBLEMA DA SEGURANÇA PÚBLICA EM FORTALEZA E O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL

Todos estamos aterrorizados com a situação da violência e falta de segurança em Fortaleza. Todos reclamamos, mas o que estamos fazendo? “E o que podemos fazer?” eu me pergunto e pergunto a vocês. Eis, então, as minhas considerações sobre o assunto.


A declaração foi feita em sua página pessoal no facebook e deixou os militares com ânimo para continuarem a luta por respeito e dignidade! Parabéns ao Juiz, pois sua coragem é inigualável!
Espera-se que outros o sigam! Veja o texto:

"O PROBLEMA DA SEGURANÇA PÚBLICA EM FORTALEZA E O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL

Todos estamos aterrorizados com a situação da violência e falta de segurança em Fortaleza. Todos reclamamos, mas o que estamos fazendo? “E o que podemos fazer?” eu me pergunto e pergunto a vocês. Eis, então, as minhas considerações sobre o assunto.

Ora, não sou policial militar, nem bombeiro e sequer tenho parentes entre eles, mas só um leviano pode ignorar que policiais militares e bombeiros estão recebendo VENCIMENTOS INDIGNOS e se for verdade que não existe uma real movimentação de greve dessas categorias, penso que, se nada for feito, será inevitável uma crescente piora nos serviços prestados por esses cidadãos, humilhados como estão, podendo mesmo chegar a uma greve.

Ninguém é criança para ignorar que uma greve de policiais contribui para o aumento da violência e criminalidade, pela óbvia razão de que policial parado é bandido livre pra matar e roubar à vontade. Por isso, considero inaceitável e mesmo criminosa a greve de policiais (assim como considero inaceitável a greve de outros setores como médicos e juízes). Mas começo a considerar IGUALMENTE INACEITÁVEL E CRIMINOSA A OMISSÃO da sociedade civil (inclusive A MINHA, aqui confessada), de todos nós que nos beneficiaremos com uma polícia e um corpo de bombeiros melhor equipados e remunerados. Considero, portanto, que é um DEVER CÍVICO encampar a luta e as reivindicações destas categorias, das quais TODOS DEPENDEMOS DE MANEIRA URGENTE. Penso que este é um dever de TODOS, que esta é uma luta SUPRAPARTIDÁRIA e ACIMA DE QUALQUER INTERESSE DE CATEGORIA, que deve sem encampada mesmo por anarquistas como eu (que não acredito em NENHUM PARTIDO POLÍTICO), que é uma batalha, portanto, não só dos indivíduos, mas de todas as inúmeras associações para defesa de interessas desta ou daquela categoria. Estou convencido que é dever de Sindicatos, Associações profissionais (médicos, juízes, advogados, promotores, jornalistas, engenheiros, professores, comércio, indústria etc), Igrejas, Universidades, associações de defesa de animais, de índios, de minorias e de qualquer outro segmento da sociedade civil se manifestarem e TOMAREM ATITUDES CONCRETAS. Afinal, qualquer que seja o nosso “interesse pessoal”, que consegue realizar minimamente qualquer coisa na vida sem a própria VIDA?

Quantas vezes você já foi salvo ou teve um parente ou amigo por um policial ou um bombeiro e se sentiu “eternamente” agradecido a este HERÓI? Está na hora de mostramos nossa GRATIDÃO e o nosso RECONHECIMENTO por esses profissionais (e que não venham falar que há, entre eles, bandidos, pois bandidos existem entre TODAS AS CATEGORIAS DE SERES HUMANOS, sem exceção, como já está vergonhosamente provado pelos notórios e amplamente acontecimentos envolvendo políticos, padres, pastores, juízes, médicos, professores etc. E mais: começo eu mesmo a me sentir um BANDIDO POR OMISSÃO e esta é minha tentativa de redimir esta culpa INSUPORTÁVEL).

Eu estou pronto e determinado a fazer o que me for possível para apoiar os policiais militares, a fim de evitar que eles, no desespero, tomem atitudes que irão CAUSAR DANOS IRREPARÁVEIS À POPULAÇÃO. Sou péssimo para organizar movimentos, mas acredito que muitos entre vocês, meus amigos, tem essa competência. Faço, portanto, um apelo a todos, especialmente àqueles com competências de organização, de liderança, que organizem protestos pacíficos, manifestações claras de que a sociedade civil VOTANTE está do lado dos policiais e bombeiros. Precisamos deixar isto claro ao nosso Governador, de todas as formas possíveis. Até onde enxergo, as opções imediatas seriam as seguintes:

1] Uma petição eletrônica pública reivindicando melhores condições para policiais e bombeiros

2] Uma marcha gigantesca reivindicando melhores condições para policiais e bombeiros

3] A realização de shows e outras manifestações artísticas em defesa da categoria

4] A organização de eventos acadêmicos, congressos, seminários em defesa da categoria

5] Paralisação de setores menos estratégicos da sociedade.

Para concluir, coloco à total disposição dos organizadores de movimentos assim, todas as minhas possibilidades pessoais:

a)  Minha assinatura

b)  Meu corpo em passeatas

c)  Minha voz em congressos e seminários

d)  Minhas parcas habilidades musicais (guitarra e piano) em shows

e)  Minhas orações silenciosas


Que Deus nos dê força e discernimento para construirmos uma Fortaleza melhor."

Marcelo Guerra - Juiz de Direito

Link do perfil: https://www.facebook.com/marcelolimaguerra?fref=ts

A sociedade agradece!

2 comentários: